Este ano tivemos um grande desafio nunca antes navegado rsrsrs.
Por uma decisão da presidencia ORM anterior em conjunto com lideres das alas e estaca não teriamos um sitio para acampar e sim fazer atividades nos dias de carnaval na própria capela para animar nossos jovens foi então que começou a saga atrás de um programa que suprisse o que queríamos nossa querida presidente Sonia teve idéias mirabolantes e juntou-se todas as idéias. Sabemos que muitos líderes e muitos jovens não gostaram e nem apoiaram e não participaram fugindo para acampamentos vizinhos ou simplesmente ficando em casa assistindo o carnaval na tv ou fazendo sei lá o que... Até reduzimos um dos quatro dias de atividades para três a pedido de líderes que nem se quer estavam presentes nos três dias isso muito nos entristeceu, mas uma luz que vveio do Senhor não deixou a peteca cair e tinhamos mais de 100 jovens inscristos que acreditavam em nós e com esses tinhamos que fazer a luz brilhar e taí a cópia do programa para quem perdeu com todos os detalhes e o melhor foi o maior sucesso a atingimos todos os nossos objetivos e ainda todos os dias dormiamos confortavelmente nas nossas próprias camas rsrs.
PROGRAMAÇÃO
DE CONFERENCIA ORM /2012 - Tema: Erguei-vos
e Brilhai!
Local: Sede Estaca Pq.Bristol - Participantes: As
cinco Alas que compõem a Estaca
Objetivo: Manter os jovens unidos em atividades
recreativas e espirituais, de forma que
estejam fora do alcance das influências carnavalescas e tenham momentos de
experiências sociais e espirituais significativas.
Fornecer
para a Estaca:
1.
Relação de Nomes
dos participantes /Autorização dos pais
2.
Relação de
Líderes responsáveis para cada dia (Bispado e ORM )
3.
Prestação de
contas de cada designação com antecedência
Prévia da
Programação SÁBADO
Nas Alas dias antes - Projetos de Serviços
(Cada Ala programa um projeto – faz filmagem)
Ex: Atender
à alguma família da Ala (pintar, organizar, arrumar a casa etc plantar árvores em alguma praça, limpeza de
terrenos vizinhos, visitas a Orfanatos,
Asilos e outros).
Capela 9:15h - Abertura da programação/ Boas Vindas Hino: Oração:
Tema:
“Erguei-vos e Brilhai
“! – Apresentar o vídeo e o banner Canção: Tema
Salão Cultural
Divisão dos grupos : ( Michele e Diego )(
misturar idades e Alas – definir líderes
- 1 adulto e 2 jovens)- entrega de regulamento, tarefas e integrantes do
grupo – lista na parede
Grupo 1 Ouro -
Cor Dourada - Líder Jovens: Líder adulto:Grupo 2 Cristal - Cor Branca - Líder Jovens: Líder adulto:
Grupo 3 Sol - Cor Amarela - Líder Jovens: Líder adulto:
Grupo 4 Relâmpago - Cor Azul - Líder Jovens: Líder adulto
Grupo 5 Diamante - Cor Verde Líder Jovens: Líder adulto:
Grupo 6 Neon - Cor Roxa - Líder Jovens: Líder adulto:
Atividade de quebra gelo: Bexigas com nome do amigo dentro (encher,
flutuar , escobrir o amigo e cumprir a tarefa ) Tarefas para imprimir: Apresente-se
e dei-lhe um abraço. Apresentem-se e juntos dêem um grito: -
Estamos aqui! Apresentem-se e depois subam ao palco e se apresentem aos
demais dizendo: - Ei gente! Esse (a)
aqui é... Apresentem-se e dêem uma voltinha no salão. Apresentem-se , juntos vão ao encontro de algum amigo ( a) e
se apresentem também. Apresentem-se e descubram o que o outro mais gosta de
fazer. Apresentem-se e troquem telefones. Apresentem-se, subam ao palco e façam
uns passinhos prá galera. Apresentem-se e juntos pulem de um pé só no salão. Apresentem-se e depois subam ao palco e convide mais dois
amigos para se apresentarem.
10:30h – Atividades Esportivas -
“Sou um bom Exemplo” - por grupos (
Pq.Bristol ) Corrida de saco,
queimada, ovo na colher, revezamento de bexiga d`água
12:30h-
Almoço ( Ir.Mauro ) Reunião dos grupos para preparação das tarefas
posteriores; Entregar ao líder de grupo as tarefas posteriores.
15:00h – Ginkana
divertida – Guerra de bexigas d’água
- (Josemar) Regras
1. Divisão dos
grupos 2. Cada grupo receberá um pacote com 50 bexigas 3. Alguem do grupo será
encarregado de encher as bexigas com antecedência(num tempo pré determinado) 4.
Cada grupo escolhe seu cantinho para ser o quartel e traçar as estratégias de combate
5. Ao sinal do líder da estaca, começará e terminará a guerra 6. O vencedor
será o grupo que tiver “menos molhados “ decisão pelos juízes 7. Área
permitida: toda a área externa do prédio ( quadra,estacionamento e laterais 8.
Área proibida: interior do prédio ( salão, salas e capela ) 9. Guardar toda a
roupa molhada ( é bom levarmos alguns sacos plásticos ) e recolher os restos
das bexigas do chão. Deixar o local limpo. E cuidados com os escorregões.
17:30h- Atividade Cultural - “
Conhecimento é Luz “ - (
Jd.Climax )
Show do bombom com perguntas fácil, média e dificil valendo
chocolates.
18:30h – Jantar ( V.Esther )
19:30h – Baile “Sei Brilhar”
Bexigas douradas e prateadas
21:30h – Encerramento Bjinhos de Boa Noite ( Estaca )
Melodia: Canção de NinarBOA NOITE, BOA NOITE! UM BEIJINHO PRA ALEGRAR. BOA NOITE, BOA NOITE! SEJA DOCE O SEU SONHAR!
VÁ DORMIR, VÁ DORMIR! CHEGA DE CONVERSAR. ( MUITO DANÇAR) VÁ DORMIR, VÁ DORMIR! E NADA DE APRONTAR
Limpeza do local – Sumo da Estaca
DOMINGO
9:00h – Aulas Moças e Rapazes
Lauréis –
Profa.__Andrea_______________________________________Meninas Moças – Profa._Isa_________________________________
Abelhinhas – Profa._Edvania_____________________________________
Sacerdotes – Prof._Vitor______________________________________
Mestres – Prof._Emerson________________________________________
Diáconos – Prof._ Douglas________________________________________
·
Verificar acomodações e Identificação nas portas
10:00h – Aula Dominical
Classe dos 12 e 13 anos - Profa._Alexandre_________________________________
Classe dos 14 e 15 anos –
Prof. _ Renan_____________________________________
Classe dos 16,17 e 18 anos –
Prof. _Pres. Brandini_____________________________
·
Verificar Acomodações e Identificação nas portas
11:00h – Sacramental
Hinos Especiais – Liviero e Caraguatá ( um
prelúdio e um hino )
Fazer Agenda Plaquinha: MOÇAS / RAPAZES ( frente verso para o hino ) - TODOS
Hino Sacramental: Ultimo Hino:
Testemunhos : Sacerdote____ ( 2 min ) Laurel__
( 2 min )
Diácono____( 2 min
) Abelhinha _____ ( 2 min )
Mestre _____
( 2 min ) Menina Moça_____ ( 2min)
Oradores: Pianistas: Regente:
Ala responsável pelo sacramento Vila
Esther (bandejas, Paes, sacerdócio…)
13:00h – Almoço ( Estaca -
Ir.Mauro )
Mesas com toalhas no Salão
-Tempo de preparação para os
grupos
15:00h – Na Capela - Apresentação das
filmagens dos projetos de serviços – 3 à 5 min ( Alas )
15:30h – Atividades em grupos - “Virtudes que iluminam a minha vida” Para o
Vigor da Juventude (OR Estaca) a princípio o grupo prepara uma esquete de
10min – Lorena ( instrui antecipadamente o que deverão
fazer )
1° Passo: O
líder explica ao Grupo que terão que montar uma peça de até 10 minutos com um
tema Para o Vigor da Juventude. ( escrever na lista de tarefas dos grupos ) 2°
Passo: Os jovens receberão 03 (três) objetos que deve ser usado na peça ( citados
no contexto ) 3° Passo: O Grupo escolhe sobre que tema quer fazer a peça,
lembrando que não poderão ser usados os temas “Namoro” e “Pureza Sexual”. Se o
Grupo for grande poderá ser dividido em dois, onde serão feitos os dois temas
mais votados pelo grupo. 4° Passo: É dado um tempo para que os jovens montem a
peça, lembrando que tudo deve ser feito pelo jovem. (eles aproveitarão os
momentos livres)5° Passo: Os Grupos apresentam as peças para os demais grupos. Atenção:
- Definir antes quais os objetos que serão entregues. - Se a apresentação será
no palco (fazer controle do tempo) - Entregar para o líder jovem o esquema já
no sábado para que aproveitem os momentos juntos para planejar, preparar e
ensaiar. - Talvez seja necessário para fechar a atividade com chave de ouro, um
breve comentário por um líder.
Nos
intervalos: Data Show com filmes e
musicais da Igreja .
18:00h – Jantar – V.Liviero
19:30h – Trilha Sagrada – “ O Salvador ilumina a minha vida “( OM Estaca ) – Preparar os locais:
1. Divisão
feita com os grupos já divididos 2. Uma líder explica a atividade e pede
reverência em cada trajeto 3. O primeiro grupo segue para o Local 1 e após 10
min ( + ou - ) um outro segue e assim todos os grupos passarão em todos os
Locais determinados e só se encontrarão no Fogo de Conselho (estacionamento) 4.
Em cada local determinado, haverá participantes caracterizados etc.
LOCAL 1. (Salão
Cultural) – Todos os grupos. A líder explica a atividade Distribui vendas para
os olhos O primeiro grupo, de olhos vendados, segue a trilha guiados por um líder
adulto até o Local 2.
LOCAL 2. (Quadra
– decoração escura na trave do fundo da quadra) Um Casal de Líderes os esperam.
Líder 1 diz: “Nosso Pai Celestial
ama cada um de nós porque somos realmente seus filhos, não apenas uma de suas
criações. Por causa do seu amor, Ele enviou-nos à Terra para crescermos e
progredirmos. Mas sabia que haveria muitos perigos na Terra. Pecando nós nos
afastaríamos de nosso lar celeste e morreríamos. O Pai Celeste com seu grande
amor, enviou seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para libertar-nos do pecado e
da morte e tornar possível retornarmos à sua presença”. Líder 2 lê: Abrãao 3:27 Música por todos: Sou um Filho de Deus Líder 1 diz: “ O dom da vida eterna, o
privilégio de voltarmos ao Reino Celestial e vivermos com o Pai Celeste e nossa
família, é um dom pelo qual precisamos trabalhar, arrependendo-nos e vivendo o
evangelho diariamente. Música: Faz-me andar na Luz Líder 2 diz: Precisamos permitir que o Salvador ilumine as nossas
vidas! Sigam a trilha em silêncio e descubram como!
LOCAL 3 – Sala
do Sumo Conselho (Nilson e Karen) Decorar com luzes As vendas são tiradas. Vídeo
do Salvador Gravação da escritura JOÃO 8:12 “Eu sou a Luz do mundo; quem me segue
não andará em trevas; mas terá a luz da vida”. Líder diz: Ele é a Luz do Mundo
porque ilumina o caminho de cada um de nós. Como faz isso? Deixou-nos o seu
exemplo e seus ensinamentos. Ele sabia que os maiores problemas dessa vida não
estariam nos obstáculos do caminho. Mas, na escolha da direção errada.
Portanto, é muito mais fácil tomar as decisões certas com o auxílio de seus
ensinamentos e exemplo. E para nos proteger das conseqüências do pecado (provocadas
pelas escolhas erradas) Ele instituiu os PADRÕES. Obedecendo-os, teremos felicidade
e realizações nesta vida e alegria eterna depois.
Música: Ele
está lá para te ajudar ( Gravação ou ao vivo –Karen )
Um pouquinho
de luz, Do alto sussurarNo peito um calor vem seu amor mostrar
Esta inspiração Certeza vai te dar
Que a luz do Santo Espírito irá guiar.
Contigo está A
te amparar
Te guiará De
volta ao larContigo está Na hora de escolher
Deves ouvir Então obedecer
Um pouquinho de fé Algumas orações
Sabendo que Ele enxerga nossos corações
Esta inspiração Certeza vai te dar
Que a luz do Santo Espírito irá guiar
Contigo está A te amparar
Te guiará De volta ao lar
Contigo está Na hora de escolher
Deves ouvir Então obedecer.
Contigo está A te amparar
Te guiará De volta ao lar
Contigo está Na hora de escolher
Deves ouvir e Então obedecer.
Um pouquinho de luz Do alto sussurrar
No peito um calor vem seu amor mostrar
Contigo está A te amparar Vai te guiar.
LOCAL 4 –
Capela Um trio de líderes (Nádia, Helen, Emerson e Fernanda) Ao falar dos
ensinamentos, entregar para cada jovem algum objeto Som ambiente Os líderes dizem
como jogral:
T – O
Presidente Kimball nos lembra:A - “A vida proporciona à todos a liberdade de escolha.
B - Você pode satisfazer-se com a mediocridade, se o desejar.
C – Você pode ser comum, normal, lerdo, descolorido
A – Ou você pode canalizar sua vida de tal forma que seja :
T - Limpa, vibrante, progressiva, útil, colorida e rica”.
Um Líder diz: E para consegui isso caros jovens, os lembraremos de alguns ensinamentos: (entregar um saquinho para cada um para que guardem os objetos que irão receber)
1. Efésios 4:29 – LINGUAGEM (mostrar
plaquinha com cada tema) – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas
só a que for boa”. (entregar para cada um uma língua de sogra)
2. Mateus 25:40 – AMIGOS - “Quando
fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. ( entregar uma
balinha )
3. Citação Presid.Hinckley – NAMORO –
“O Senhor nos tornou atraentes uns para os outros com um propósito grandioso.
Mas, essa mesma atração torna-se um barril de pólvora, a menos que seja mantida
sob controle. É por isso que a Igreja aconselha a evitar o namoro precoce”. (entregar
um pirulito de coração )
4. Décima terceira regra de fé – DIVERSÃO E
MÍDIA –– “Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou
louvável, nós a procuraremos”. (entregar uma pipoquinha )
5. Alma 37:35 – ESTUDOS –– “Aprende
sabedoria em tua mocidade”. (entregar um bloquinho de notas)
6. Proclamação ao Mundo – FAMÍLIA – “O casamento e a família
bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, oração, do
arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades
recreativas salutares”. ( entregar um cartãozinho com desenho de um templo)
Líder diz: Há
muitos outros ensinamentos… e ao aplicá-los mostrarão ao mundo o que são e como
vivem.
Música:
(cantam a primeira estrofe e saem cantando ) Como viverei?
LOCAL 5 – Área
lateral externa (Presidente Dantas e Mariana) Dar a mensagem sobre OBEDIÊNCIA Entrega
uma velinha no copinho, para que lembrem sempre da LUZ do mundo… Jesus Cristo. Guardem.
Deverá ser usada num determinado momento no Fogo de Conselho.
LOCAL 6 –
Estacionamento com o Fogo de Conselho ( Josemar )
– Fogo de Conselho ( ORM Estaca ) – no estacionamento Madeiras para fogueira
Quem toca violão / relacionar canções Cópias da canção de despedida
Sentam-se em
círculo Cantam canções ao violão, enquanto aguardam os demais grupos
Cada grupo que
chega recebe o Bjinho de Boa Noite. Comitê Estaca canta, entrega e pede que
quando os demais grupos chegarem eles ajudem na canção e entrega.
Líder como
Presid.Monson ( Bispo Roque ) dar as boas vindas e uma pequena mensagem “Jovens
de Nobre Estirpe “ ( perseverar na fé, permanecer na LUZ e espalhar a LUZ )
Pede que
ascendam as velinhas uma das outras dando a idéia de que uma pode ajudar a
fortalecer a outra ou ascendem as velinhas dando a idéia de permanecerem sempre
com a LUZ, com um testemunho incandescente.
Convida à quem
desejar a prestar um pequeno testemunho enquanto o fogo é alimentado.
Líder (
P.Monson) presta testemunho
Música: Luz
espalhai ( somente o refrão por um grupo )
Nisso, chega
algumas pessoas,( Gustavo, Gilson, Jane, Lorena, Jéssica,Douglas, Mirian e
Delber) com os olhos vendados, conduzidas por um jovem e alguns do círculo
tiram-lhes as vendas e oferecem-lhes luzinhas.
Música: Refrão
da música Brilhando, todos com alegria e juntos.
O Líder (
P.Monson) agradece a presença de todos e pede que Com as mãos entrelaçadas ao
redor da fogueira, cantemos a Canção de Despedida. E convida um jovem para a
oração. Encerramento Oração é feita ainda com as mãos entrelaçadas
Canção da
Despedida ( Música Adeus Amor eu Vou partir )
Por que perder
a esperança de nos tornar a verPorque perder a esperança se há tanto querer.
Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo
Tornaremos a nos ver
Pois Senhor que nos protege
E nos há de abençoar
Um dia certamente
Vai de novo nos juntar
Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo
Tornaremos a nos ver
Com as nossas mãos entrelaçadas
Ao redor deste calor
Formaremos nesta noite
Um círculo de amor
Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo
Tornaremos a nos ver
21:30h
Bjinhos de Boa Noite (Estaca entregar durante o fogo de conselho
conforme os jovens forem chegando)
SEGUNDA-FEIRA
- Saída do Parque: 18:00h
- Retorno à Capela: 19:00h
- Recolher autorizações - Listagem para os ônibus
7:00h – Encontro na Capela dos OurivesDesjejum : Caraguatá
7:150h – Abertura
Hino: Luz espalhai
Oração:
- Explicação da programação
- Distribuir tarefas para os grupos
7:30h – Saída
da capela
8:40h –
Chegada prevista no local- Descarregar os ônibus
- Organizar seu cantinho
- Horário Livre
12:30h – Almoço ( Estaca )
13:30h – Pausa
para digestão: Os Mais Mais ( Márcia/Sônia)
Faixas e prêmios, desfile e fotos
14:00 - Horário LivreCompetições na piscina – Corrida do Sonrrisal ( individual - levar Sonrisal)
- Corrida de revezamento ( camisetas grupos )
17:00h – Encerramento da piscina
- Organização do local e das coisas
17:25h-
Encerramento da Programação
Jogral: ORMMensagem final: Presid.Brandini
Hino: Oração: Lembrancinhas Lanche: Jd.Climax
18:00h – Encontro no estacionamento fora do parque
Pegar o ônibus de volta
Nenhum comentário:
Postar um comentário